Páginas

20.4.11

Adoro conhecer-te um pouco melhor :)

FRÉSIA


Nome científico: Freesia x hybrida.
Família: Iridaceae.
Nomes populares: frésia, frísia, junquilho.
Etimologia: o nome Freesia é homenagem à Heinrich Friedrich Theodor Freese, alemão que estudou essas plantas no século XIX.
Origem: África do Sul.
Características gerais: existem 16 espécies no gênero Freesia, todas originárias do continente africano. São espécies herbáceas bulbosas obtidas por hibridação de Freesia refracta com Freesia armstrongii. São conhecidas como ‘frésias multicoloridas’. Apresentam um cormo que emite folhas lineares, planas, de cor verde escura, atingindo de 20 a 30 cm de altura. As inflorescências são recurvadas, com flores enfileiradas apenas um lado e sustentadas por uma haste longa. As flores têm forma campanulada e podem ser das mais diversas cores e combinações com diversas tonalidades de branco, amarelo, rosa, lilás, vermelho, laranja, verde, azul, etc.
Condições de cultivo: devem ser cultivadas a sol pleno ou meia-sombra, em solos férteis, com irrigação regular. Deve-se realizar adubações mensais no período de crescimento e florescimento. Após a floração, as regas devem ser suspensas para que o bulbo entre em processo de dormência. Após secas as folhas, o bulbo pode ser arrancado, limpo e armazenado em ambiente seco e fresco. Desenvolve bem em regiões de clima ameno.
Propagação: bulbos.
Usos: flor de corte, maciços, bordaduras, vasos e jardineiras.
Curiosidades: o aroma é transformado em essência, sendo utilizado na fabricação de diversos produtos de higiene e beleza, como perfumes, sabonetes e xampus.
De acordo com o horóscopo das flores, os nascidos sob o signo de frésia (21/04 - 21/05), têm grande
habilidade de tirar boas lições de cada nova experiência. Adoram receber elogios e suas principais qualidades são a solidariedade e a confiabilidade. As cores preferidas são o verde, rosa e bege. As frésias cor-de-rosa atraem ânimo renovado e redobrado.
Significados: as flores de frésia significam ‘amizade’, mas também podem significar ‘calma’.

Sem comentários: